Criptomoedas atreladas ao valor de tênis Nike colecionáveis desvalorizam depois de cartola de time de basquete da NBA tuitar sobre protestos em Hong Kong

in #basketball11 months ago (edited)

No começo do mês um time brasileiro de basquete foi aos EUA participar da pré-temporada da NBA em jogo que foi transmitido pela TV, como noticiado no Globo Esporte - Em teste de luxo para a temporada, Franca enfrenta o Brooklyn Nets em Nova York - esta foi a quarta vez na história que uma equipe daqui pisou nas quadras da liga mais poderosa do mundo, provavelmente. O time de Nova York ganhou de 137 x 89, como era de se esperar :-)

crypto_nike_nba_china.png

Se o Brasil, aparentemente um mercado pequeno e dominado pela pirataria, é atraente o suficiente para estas ações de relações públicas da NBA, imagina o que representa a China para eles em termos de negócios, audiência e vendas. Pois recentemente um dirigente do time Houston Rockets tuitou (e depois apagou) uma mensagem de apoio aos protestos de Hong Kong, desagradando muitos chineses do continente e o governo. Matéria no site Fortune - For the NBA, Daryl Morey Is an Especially Inconvenient Person to Have Angered China (Para a NBA, Daryl Morey foi especialmente inconveniente ao deixar a China furiosa) - tenta explicar a confusão envolvendo política, dinheiro, protesto, liberdade, redes sociais e esporte.

Agora, vendo a notícia publicada no site Cointelegraph Brasil - Escândalo NBA x China derruba preço de token cripto apoiado por tênis da Nike - dá pra adicionar mais ingredientes: blockchain e criptomoedas. A reportagem afirma que tokens emitidos pela 55.com (https://www.55.com/ATOList), atrelados ao valor de quantidades definidas de pares de tênis Nike de edição limitada e colecionáveis, tiveram queda significativa por causa da repercussão negativa do tuíte no país asiático.

O assunto repercutiu tb nos sites do New York Times - Technical Foul: Chinese Traders in Online Sneaker Market Punish NBA After HK Controversy (Falta técnica: negociantes chineses do mercado online de tênis punem a NBA depois de controvérsia com Hong Kong) - e do Livecoins - Um 'tuíte' derruba preço de token cripto chinês apoiado por tênis da Nike - em português.

55com_ato.png

Pesquisando sobre a ideia dos tokens baseados em tênis e outros produtos colecionáveis, descobri que a plataforma da 55.com batizada de ATO (Asset Token Onboarding) foi lançada em maio deste ano, segundo registrou esta matéria no site Cryptonewsz: 55.com Launches Tokenized Collectible Trading Platform (55.com lança plataforma de negociação de colecionáveis tokenizados). Meses depois, o mesmo site publicou uma entrevista com o fundador - Exclusive Interview With Ben Rabb, CEO of 55 Retail (Entrevista exclusiva com Ben Rabb, presidente da 55 Retail)- ex-funcionário da Visa que na matéria lista inúmeros tokens que fazem parte do ecossistema da empresa.

Em junho a 55 lançou as criptomoedas atreladas aos preços de tênis especiais da Nike, matéria no site Leap Rate - Exclusive: 55.com launches tokenized collectible Air Jordans (Exclusivo: 55.com lança tokens de Air Jordans colecionáveis) - revelou que o início foi com 50 pares do modelo Air Jordan Jordan 1 Retro High Travis Scott (negociados no site Stockx cujos tokens foram disponibilizados com a sigla AJ. Em uma matéria publicada pelo site Cryptoslate em agosto - Use Bitcoin to go long Yeezys and short Air Jordans (Use Bitcoin para especular com Yeezys e Air Jordans como no mercado financeiro) - menciona outras exchanges e a linha tb tokenizada da marca concorrente Adidas. Na polêmica com Hong Kong o token atrelado ao modelo Jordan 1 Retro High Satin Black Toe (negociados no site Stockx e anunciados com a sigla AJBT foi o que sofreu mais impacto.

Lucros e lacres com tênis nas redes sociais

Confesso que, apesar de conhecer gente fanática e afficcionada em tênis e sneakers da Nike e outras marcas, fiquei surpreso que existisse um mercado de compra, venda e especulação destes produtos, com linhas exclusivas, assinadas, disputadas, colecionadas, de tiragem limitadas e histórias próprias. Não só na China e EUA, mas aqui no Brasil tb.

Por coincidência, como resumiu esta matéria publicada semanas atrás no site da revista Veja - Saulo Poncio, a babá e o vídeo que provoca críticas enfurecidas nas redes - uma suposta desfiguração involuntária em um destes tênis especiais deixou um cantor/celebridade enfurecido. Muita gente considerou um exagero e externaram isso no Twitter e no Instagram, cheguei a ler de passagem o valor de R$ 14 mil! No final, acabei entendendo um pouco deste mercado e da linha Nike Off-White (cujo lacre causou o desentendimento entre patrão e empregada) nesta thread da @eumyllachristie no Twitter.

brooklyn_nets_maccabi_2014.png

Voltando ao jogo Franca SESI x Brooklyn Nets, em outra coincidência, posso afirmar que conheço a quadra que aconteceu o amistoso. Quando visitei Nova York em 2014 assisti o time da cidade enfrentar o Maccabi Tel-Aviv de Israel. Acima algumas fotos tb disponíveis no Flickr da Monica (1 e 2) e outra foto que não apareço mas publicado no meu perfil lá tb. Típico programa de turista, além do mais que o bairro do Brooklyn tem sua tradição ligada com comunidade de judeus ortodoxos, assim como a forte presença afro-americana.

Valeu! Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

rodape_sportstalk_wagnertamanaha.png


10% das recompensas líquidas em STEEM/SBD deste post serão doadas p/ o projeto Brazilian Power no @brazilians

Conheçam o projeto da megawhale para curadoria em português no SportsTalk do @duartenunes. Votem no Steem Witness brasileiro: @menkarbit


Posts anteriores
10/10/2019 - Parceria entre Timãocoin, criptomoeda do Corinthians lançada em março, com a Arena.club, simulador de técnico de futebol, premia participantes com camisetas oficiais
4/10/2019: Esportistas entusiastas do Bitcoin do Team Satoshi correram com a tag #RunForFin em homenagem a Hal Finney no mês passado
10/9/2019: Campo de futebol vira floresta em meio a protestos contra queimadas na Amazônia, agora faltam mais 4,199 milhões de clubes fazerem o mesmo para compensar a área desmatada em agosto
29/8/2019: Fumaça de queimadas interrompe jogo da Série C no Acre, fogo chegou perto do estádio de futebol Florestão e labaredas puderam ser vistas nas imagens para TV
22/8/2019: Meu blog no Sportstalk.Social, rede social sobre esportes na blockchain do Steem que recompensa com criptomoedas SPORTS
13/8/2019: Daniel Alves, embaixador da criptomoeda Kicksoccer Coin, foi contratado pelo São Paulo Futebol Clube e volta a jogar no Brasil

Inscreva-se no Steem e no SportsTalk.Social para ganhar recompensas vc tb: https://signup.steemit.com (se precisar, o @perfilbrasil pode ajudar no processo).
Mais recompensas em criptomoedas? Navegue usando o Brave, responda emails no Earn.com, faça buscas no Presearch, ganhe pontos de fidelização no Capz, crie comunidades no U°Community, compartilhe links no Refind >, informações de consumo no Big Token (use o código 2GI5LAMM5), opiniões sobre criptos no Crowdholding e imagens no Supload > e Minds >


Web-Stat site stats

Sort:  

This post was upvoted by SteeveBot!

SteeveBot regularly upvotes stories that are appreciated by the community around Steeve, an AI-powered Steem interface.

Obrigado por postar! Esse comentário é o novo bot que dará upvote 100% para todos os posts que usam a tag #pt.

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas no Steemit. Obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Boa, @wagnertamanaha! Acompanho bastante NBA, mas ainda não tinha ouvido falar neste tênis :D Já o pessoal das franquias esquece de separar opinião pessoal da profissional. O Houston Rockets é o time preferido dos chineses por conta do Yao Ming e uma declaração polêmica não ajuda nem um pouco, apesar do comissário da NBA garantir que não irá nelindrar o apoio de alguém importante. Obrigado por compartilhar ;)

Lembrava do meme com ele sorrindo mas não que o time do Yao Ming era o Houston Rockets :-) Tb fico surpreso como a Nike continua lançando modelos Air Jordan depois de décadas. A confusão com os chineses parece que continua, alguns jogadores como o LeBron e ex-jogadores como Shaquille já se pronunciaram contra e a favor, pode ser que a novela continue... O que mais me chamou a atenção foi a plataforma com tokens atrelados aos tênis, são várias opções, parecido com o que acontece aqui com o Steem Engine. Valeu! Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Hi @wagnertamanaha!

Your post was upvoted by @steem-ua, new Steem dApp, using UserAuthority for algorithmic post curation!
Your UA account score is currently 4.186 which ranks you at #3221 across all Steem accounts.
Your rank has not changed in the last three days.

In our last Algorithmic Curation Round, consisting of 99 contributions, your post is ranked at #41.

Evaluation of your UA score:
  • Some people are already following you, keep going!
  • The readers like your work!
  • Try to work on user engagement: the more people that interact with you via the comments, the higher your UA score!

Feel free to join our @steem-ua Discord server

Ser importante e criticar a China é sinônimo de perder algo de importante. Cutucar o país mais capitalista do mundo é implorar sofrer. China covardona.

Não sei se os protestos em Hong Kong continuam mas pelo jeito aquele lema "um país dois sistemas" do começo da devolução da ilha pelos britânicos já não funciona igual. Valeu! Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface

Desconsidere que os interesses de um país e seu povo são o que realmente regem seus governos. Hoje em dia, o futuro de nações é decidido exclusivamente pelo que é mais lucrativo para oligarquias multinacionais.

faz + post

Postei agora sobre a Electroneum no Brasil, valeu!!

Posted using Steeve, an AI-powered Steem interface