Gustavo Kuerten: Um mito do tênis brasileiro.

avatar
(Edited)

Tênis não era um esporte muito popular aqui no Brasil, mas felizmente existem pessoas dispostas a quebrar barreiras e mudar a visão do país em relação a determinados tipos de esportes e Gustavo Kuerten é um deles... Ele é simplesmente um dos melhores e mais famosos tenistas reconhecido mundialmente!

Tribuna do Sertão

Nascido no dia 10 de Setembro de 1976, na cidade de Santa Catarina (Florianópolis), "Guga" é filho de Aldo Kuerten (jogador amador e juiz de Tênis) e Alice Kuerten e com o incentivo do pai, começou a jogar Tênis com apenas 6 anos de idade.

Paulo Allebrandt foi o seu primeiro treinador, seguido por Larri Passos. Ambos enxergaram rapidamente um futuro promissor na carreira do jovem atleta, que estava prestes a construir um caminho muito consistente relacionado a um esporte que praticamente não tinha muita visibilidade na época.

Metro Jornal

Sua carreira profissional começou precisamente em 1995 e ainda que desconhecido do grande público, em 1996 começou a fazer parte da equipe brasileira que disputou a Copa Davis e no mesmo ano, disputou também outros torneios importantes. Neste ano, ele ainda venceu o primeiro ATP da carreira nas duplas, conquistando também o primeiro título de torneios Challengers.

Em 1997, Kuerten estreou no Australian Open e disputou pela primeira vez um Grand Slam. Entre os tenistas brasileiros masculinos, ele foi o primeiro a vencer o tão almejado torneio de Roland Garros. Após a vitória, sua ascensão no ranking mundial subiu vertiginosamente, chegando a se tornar o jogador nº 14 do mundo.

Palavracom

Melhores Momentos da Final (VIDEO)

A década de 90 continuou extremamente promissora para Guga e com mais 50 vitórias no saldo geral (em diversos torneios), ele subiu o 5º lugar do ranking dos tenistas e tornou-se, em 2000, bicampeão de Roland Garros.

Pouco tempo depois, com 63 vitórias somadas, chegou o posto nº 1 do mundo... Atingindo assim, o auge de sua carreira (que inclui também participações em Olimpíada, como a de Atenas).

Destaque das Praias

Os feitos de sua carreira começaram a lhe render diversas condecorações, sendo uma das mais importantes, a Cruz do Mérito Desportivo (concedida pelo Ministério dos Esportes). Destacam-se também, um lugar na Calçada da Fama do Maracanãzinho (durante o Rio Champions) e o Troféu Philippe Chartier (da Federação Internacional de Tênis, em Paris).

Em 2012, ele ingressou oficialmente no Hall da Fama do Tênis internacional em Newport, EUA. Em 2014 lançou sua autobiografia ("Guga - Um Brasileiro") e desde os anos 2000 mantém em funcionamento o Instituto Guga Kuerten, uma associação sem fins lucrativos que tem sede na sua cidade natal e tem como objetivos principais educar e socializar através do esporte.

Acontecendo Aqui

Não há menor dúvidas de que Gustavo Kuerten é, de fato, o maior tenista sul-americano e uma referência de renome nacional e internacional para qualquer atleta ou apreciador do esporte.



0
0
0.000
0 comments