Como muita gente deve ter acompanhado, sábado dia 12/12 o Clube de Regatas Flamengo disputou com o Liverpool Football Club o título do campeonato mundial de clubes de futebol no estádio Khalifa, em Doha no Qatar. Diferente do que aconteceu em 1981, quando ambos se enfrentaram em decisão parecida, desta vez o time inglês foi o vencedor, levantando a taça de campeão.
Apesar da distância, os jogos tiveram a presença de muitos torcedores rubro-negros, segundo notícia no site Lance! - Mais de dois mil torcedores marcam presença no QG do Fla em Doha - os flamenguistas escolheram como ponto de encontro o Belgian Café, próximo ao metrô e com permissão de vender bebidas alcoólicas para estrangeiros, diferente de outros estabelecimentos do país que segue a proibição da religião islâmica. Além do espanto pelo preço da bebida, a matéria me deixou curioso ao mencionar que havia um desconto para os torcedores que mostrassem o "token do Flamengo". Para a gente que acompanha as criptomoedas, inclusive as várias relacionadas ao futebol, token é sinônimo de ativo digital ou criptomoeda, resta saber se o jornalista que assinou a matéria quis dizer isso mesmo ou se referiu a algum outro tipo de controle por fichas ou papeizinhos. Quem sabe alguém que esteve na confraternização possa esclarecer essa dúvida :-)
Banco BS2 e Sportbet.io
Com o tamanho da torcida e performance nos campeonatos, que rende memes e expressões como "cheirinho de título" e "outro patamar", o Flamengo é um clube que deve estar na mira de projetos de criptomoedas como o Socios, Footcoin, e outras iniciativas que citei neste blog. Não sabemos se o time vai repetir a Juventus de Turim, PSG, Corinthians e Atlético Mineiro, que lançaram suas criptomoedas, mas os patrocinadores presentes na camisa do Flamengo já conhecem o assunto.
A Sportbet.io, site de apostas esportivas, aceita Bitcoin para depósito e saque. Segundo o Games Magazine o contrato de patrocínio da marca vai até a metade de 2020, enquanto isso a empresa criou até uma página especial de boas vindas para os apostadores da nação rubro-negra: https://landings.sportsbet.io/flamengo/index.html
O Banco BS2 oferece uma conta internacional, que já foi assunto no site BizBrazil e do Portal do Bitcoin - Banco digital BS2 permite a brasileiros abertura de conta internacional com dólar - antecipando de certa forma um desejo do ministério da economia, como a Folha de SP noticiou meses atrás em BC abre caminho para pessoas físicas terem conta em dólar no país.
Não encontrei nada afirmando que a empresa financeira utiliza blockchain ou DLT para oferecer seus serviços de forma rápida, segura e competitiva, minha suspeita era que poderiam ser parceiras da Ripple, como acontece com a Remessa Online. Afinal, nosso país está em peso nesta plataforma, como revelou o site BeInCrypto, o Brasil Registra Quase ⅓ de Todas as Transações Envolvendo a Ripple (XRP). De qq forma, as infos que encontrei mostram que a BS2 está divulgando eventos sobre o assunto, como esse Meetup | Blockchain na Prática, ocorrido na semana passada e cujo registro foi publicado na página Bs2 Hub no Linkedin.
Valeu! Sucesso e boa sorte mais uma vez!!

10% das recompensas líquidas em STEEM/SBD deste post serão doadas p/ o projeto Brazilian Power no @brazilians