#FILMOTECA# - "Soul Surfer: Coragem de Viver" (2011)

avatar
(Edited)

AdoroCinema

Sinopse: A adolescente Bethany Hamilton tem um talento natural para o surf e transforma sua vida após perder seu braço esquerdo devido a um ataque de tubarão. Encorajada pelo amor de seus pais e recusando desistir, Bethany volta ao mundo das competições quando se recupera do acidente, mas dúvidas sobre seu futuro a perturbam.

Quando uma tragédia pessoal que tinha tudo para interferir na consolidação de um sonho é superada por uma enorme vontade de vencer, isso é um sinal de que o sonho era realmente verdadeiro e estava destinado a acontecer. Poucas pessoas podem dizer que vivenciaram uma experiência dessas em suas vidas, e neste filme, é retratada a história de uma dessas pessoas... Uma jovem que sentiu na pele alto imersivo e revelador que foi capaz de mudar a própria alma.

American Profile

O roteiro é baseado no drama real de uma garota que aos treze anos já era uma surfista profissional reconhecida e precisou aprender a lidar com os conflitos advindos de um inesperado ataque de tubarão. Depois que ela perde um dos braços, ela se fecha para o esporte e não consegue mais se enxergar entrando no mar para faze o que mais gosta: surfar. Esse é o ponto principal da história, guiar o telespectador por uma jornada onde coragem, e superação são os combustíveis principais.

Um espiral de sentimentos é explorado durante à narrativa, e por mais que algumas de suas abordagens sejam piegas e carregadas de clichês (alternando entre momentos bons e ruins. gerando um mix que às vezes é um tanto quanto incômodo), o resultado final é muito positivo porque a história transmite - com uma coesão e clareza de ideias - a sua mensagem mais forte desde o início: nenhum obstáculo é capaz de destruir os seus sonhos desde que você realmente queira torná-los realidade.

Netflix

Encontrando no apoio da família a ajuda que precisa para superar o problema (todos se mobilizam de várias formas para tentar mudar a realidade da garota), a jovem protagonista que inicialmente - e por motivos óbvios - é cheia de incertezas quanto ao seu futuro, vai se alimentando de muita garra, força de vontade e determinação para voltar a praticar o esporte que lhe motiva a ser uma pessoa cada vez melhor. Mais uma vez, o Cinema encontra em um determinado tipo de esporte uma importante ferramenta de transformação pessoal e social.

AnnaSophia Robb encabeça o bom elenco de forma competente e as presenças de Helen Hunt e Dennis Quaid ajudam a canalizar melhor, de forma mais precisa, toda à força da história para uma só direção. Neste ponto, a atuação de Robb ganha mais destaque porque ela acaba sendo ajudada pelo restante dos colegas de elenco (porque à sua atuação apenas não é tão forte para sustentar o filme inteiro... que mesmo sendo um drama dela, precisa de outros personagens para ser melhor construído) e a história ganha ainda mais relevância porque de certa forma, em alguns momentos o drama fica inerte demais e não mergulha em sua complexidade.

Minha Visão do Cinema

Dentro desse campo, o peso da história e a dinâmica com o surf foi bem satisfatória porque ao mesmo tempo que o drama vai se desenvolvendo, o esporte ganha um espaço cada vez mais importante e se torna o essencial ponto de conexão que liga todos os argumentos narrativos da trama (dentro e fora d'água), mostrando a importância não apenas dessa modalidade em si, mas de toda e qualquer outra que por acaso também seja o motivo de desejo de tantas outras pessoas determinadas a serem esportistas.

Embora a produção não seja tão caprichada, é preciso destacar a fotografia porque esse elemento é o grande responsável por explorar todo o potencial visual que presenteia à narrativa - e os telespectadores - com ótimas paisagens e vários momentos imersivos ao mergulhar no interior de instigantes e intimidantes ondas que praticamente se tornam um personagem extra que ganha cada vez mais reconhecimento no decorrer da projeção.

Rede Globo

Dirigido por Sean McNamara com um olhar bem pessoal (mas às vezes um pouco confuso) que se reflete diretamente no seu bom trabalho, Soul Surfer: Coragem de Viver é um daqueles filmes com uma história bonita, cheia de inspiração e que tem um alto poder de reflexão... Certamente, esse filme irá despertar em você alguns questionamentos pertinentes sobre a importância e a verdade que existe nos seus sonhos.



0
0
0.000
0 comments