Covid-19 e esporte. Na quarentena, praticar natação e basquete fica difícil mas yoga virou opção.

in Sports Talk Social5 months ago (edited)

natacao_piscina_de_plastico.png
Video no Instagram de @gab.barreiros_adestramento

Os números da pandemia da Covid-19 no Brasil são cada vez mais assustadores e diante de tanto sofrimento, o esporte a a atividade física ganharam outra dimensão. Não faz muito tempo, em dezembro do ano passado publiquei aqui no @sportstalksocial - Natação na piscina olímpica do Ibirapuera, inscrições grátis para 2020 devem acontecer em fevereiro - avisando da oportunidade grátis de nadar duas vezes por semana, com água aquecida e tudo mais. Quem diria que meses depois teríamos a chegada do vírus Sarscov 2 e agora estaríamos confinados em uma quarentena, esperando que o distanciamento social achate a curva de contaminações e mortes.

A natação parece ser o de menos, o futebol profissional parou os campeonatos e jogadores e torcidas de todos os lugares do mundo ficaram sem seu lazer de fim de semana e a indústria do entretenimento está perdendo seus lucros milionários. Mas como não existe espaço vazio quando o jogo é bem disputado, praticantes e profissionais da área estão se reinventado com treinos online, equipamentos domésticos e até eSports.

Neste video que recebi no Instagram, a usuária @gab.barreiros_adestramento compartilha o experimento de continuar nadando no quintal de casa, com um elástico e uma piscininha de plástico. Apesar de faltar alguns ajustes, avisa, ela está está otimista. Se confirmar o cenário que alguns especialistas apontam sobre a necessidade de quarentenas prolongadas ou intermitentes ou prorrogar ao máximo atividades não essenciais em locais públicos ou em grupo, este tipo de solução criativa ou de improviso vai passar a ser opção ou mesmo um novo mercado.

Pra reforçar a gravidade da situação, outra piscina que eu frequentava, no complexo esportivo do Pacaembu, acabou cedendo espaço para abrigar um hospital de campanha para pacientes infectados com o novo coronavírus. Coincidentemente a empresa que ganhou recentemente o processo de privatização do lugar, segundo esta matéria - Hospital de campanha vira negócio para Progen - no Jornal Valor, está fechando mais contratos com os governos, desta vez na área da saúde. O próprio complexo do Ibirapuera também foi anunciado para ter a mesma função. Ou seja, mesmo que voltem a abrigar atividades esportivas, pode ser necessário um tempo maior de desinfecção e descontaminação. Para os supersticiosos como eu, quem sabe até mesmo benzeduras e defumações... é, voltando a ideia do video do Insta, será que a varanda de casa aguenta o peso de vários litros de água?

Basquete na sala

Outro esporte que praticava regularmente, o basquete, também está ficando de lado. Como resumi e ilustrei com fotos sobre minha vida de esportista no post de estréia Meu blog no Sportstalk.Social, rede social em blockchain sobre esportes que recompensa com criptomoedas SPORTS, não sou nenhum craque nos esportes que pratico. Encaro mais como prescrição médica pois na minha idade atividade física e fazer exercícios pode fazer diferença.

Para não enferrujar tentei continuar minha rotina de alongamentos e exercícios de impulsão e controle de bola, até encontrei tutoriais no YouTube de professores japoneses (video acima é do canal Mituaki TV) com rotinas para praticar em casa, sem incomodar os vizinhos com barulhos. O que já não é o caso da série do youtuber do canal Tayler Relph), dos EUA, que bate e quica a bola sem dó, coisa que talvez não consiga fazer sem levar uma multa do síndico ou uma dura dos moradores do andar de baixo. Mais sorte ainda teve o brasileiro do canal Dois Por Cento TV, que mora em uma casa com quintal e até fez uma cesta de basquete personalizada para treinar arremessos.

De qq forma, mesmo não podendo disputar nenhuma partida ou mesmo arremessar em uma quadra, acho que assistir basquete é divertido, mais do que natação, pelo menos. No post Criptomoedas atreladas ao valor de tênis Nike colecionáveis desvalorizam depois de cartola de time de basquete da NBA tuitar sobre protestos em Hong Kong mencionei o jogo em Nova York, que mesmo sendo amistoso e não valer campeonato serviu como programa turístico. Taí outra indústria seriamente afetada pela quarentena e que vai ter que se reinventar no chamado "novo normal".

Yoga online

marcosrojoyoga_aulasonline.png
Captura de tela de video ao vivo no Instagram de @marcosrojoyoga

Diante de tanta mudança na rotina, mesmo não sendo esporte, uma surpresa que está motivando a manter meu corpo em movimento dentro de casa é a Yoga. Minha mulher é entusiasta, assim como nada bem mais que eu, e me apresentou as aulas grátis do professor Marcos Rojo no Instagram @marcosrojoyoga que estou praticando 2 vezes por semana. Mesmo online, são bem explicadas e orientadas, apesar de básicas e simplificadas, os movimentos e posições cumprem o prometido, exigem esforço e causam bem estar e tranquilidade.

O que me anima é que além dos exercícios e da atividade física, a Yoga faz parte de uma cultura e conhecimento milenar. O número de praticantes no mundo chamou tanto a atenção que o próprio primeiro ministro lançou um canal no YouTube - Yoga with Modi - onde os asanas (posturas) são ensinados com a própria figura do político (em animação 3D). Mas dias atrás, no Twitter do @IndiaToday, foi publicado um vídeo com a hashtag #LockDownYoga (YogaNaQuarentena), com uma praticante aparentemente mais desenvolta.

Valeu! Sucesso e boa sorte mais uma vez!!


sportstalksocial_wagnertamanaha.png

https://www.sportstalksocial.com/@wagnertamanaha


hive_brazilians_10porcento.png

10% das recompensas líquidas em HIVE/HBD deste post serão doadas p/ o projeto Brazilian Power no @brazilians
Votem no Hive Witness brasileiro: @fernandosoder


Mais recompensas em criptomoedas? Ganhe tokens de times de futebol no Socios



Sort:  

Parabéns, seu post foi selecionado pelo projeto Brazilian Power, cuja meta é incentivar a criação de mais conteúdo de qualidade, conectando a comunidade brasileira e melhorando as recompensas, obrigado!

footer-comentarios-2.jpg

Eu e minha namorada passamos a fazer yoga juntos, tem sido uma excelente experiência, ajuda a relaxar e tirar a tensão do dia e ajuda também na qualidade do sono! Valeu! :D

Muito bom! Concordo com os benefícios que citou, eu tb estou fazendo junto com minha mulher já que ela era quem fazia regularmente antes mesmo da quarentena. Confesso que agora estou levando a sério praticando toda semana, quem sabe entre na rotina do chamado "novo normal" :-) Valeu! Sucesso e boa sorte mais uma vez!!